Colmar: uma cidade, cinco mercados de Natal para ver!


O Mercado de Colmar (1865) está rodeado por canais. Lá dentro, o espaço é relativamente
pequeno mas agradável. Os preços da alimentação são bem mais elevados do que em Portugal. 


Fiquei instalada numa destas casinhas em frente ao canal com vista
para o Mercado coberto e para a Catedral.

É possível alugar bicicletas para percorrer a vila.
Todos os dias passava em frente a esta casa a babar.

A antiga alfândega de Colmar recebe no Invenro um mercado de Natal coberto.



Colmar foi a escolha certa para servir de base ao nosso tour pelos mercados de Natal da Alsácia. A cidade, localizada na região do Alto Reno, a 60 quilómetros do aeroporto de Basileia e a 65 de Estrasburgo, é conhecida por ter sido a última cidade francesa a ser libertada do domínio alemão em 1945, altura em que se chamava "Kolmar". No Natal, é a vila mais visitada da Alsácia uma vez que tem não um, mas cinco mercados de Natal. Dezembro é a altura do ano em que há mais turismo  pelo que os valores de alojamento podem ser bastante elevados, esgotando com alguns meses de antecedência. Durante a Primavera, Colmar é também um destino popular uma vez que faz parte das Cidades e Aldeias floridas de França.


Ficámos nas águas furtadas do edifício branco,
um prédio bem antigo que data de 1865.
Banhada pelo rio Lauch, Colmar parece ter sido retocada com Photoshop. Está tudo impecavelmente cuidado, limpo e decorado. A cidade ainda é mais bonita de noite, quando fica com uma iluminação suave e acolhedora. A nossa casa ficava num bairro conhecido como "Petite Venise", devido à existência de alguns canais que contornam a zona do mercado e onde, em certas alturas do ano, se podem fazer passeios de barco. Estes canais serviram em tempos para o transporte de mercadorias entre localidades da região. 
Durante a manhã, a vila é bastante calma mas a partir da hora de almoço começam a chegar turistas e ao final da tarde já há bastante movimento. Encontrar um restaurante para jantar pode ser uma verdadeira aventura... E nunca ficará a um preço muito acessível. Mas não faltam opções de comida de rua para resolver a questão das refeições, embora a variedade não seja grande (vou dedicar um post só à comida). Se viajar com crianças,  é quase certo que elas vão adorar as "flammekueche" (tradução: tarte flambée), um prato tradicional alsaciano que lembra uma pizza mas com uma massa mais leve, natas, em vez de queijo branco, cebola e bacon. Ou seja, uma espécie de pizza, com uma massa mais fina e estalada, mas sem molho de tomate nem queijo mozzarella. Provado e aprovado!




















O mercado durante a noite

Sem comentários:

Enviar um comentário