Petiscos e comida de rua no Rio de Janeiro

As empadas "king size" do Boteco da Garrafa (em cima)
eo caldinho de Feijão com torresmos e salsa (em baixo).


O Boteco da Garrafa fica na rua principal do bairro da Lapa, na esquina
da Rua Lavradio com a Avenida Mém de Sá mesmo ao lado do famoso bar
de samba  ao vivo "Carioca da Gema"
Há água de coco em quase todas as esquinas por 4 reais.
Também é comum ver vendedores de suco de cana
feito na hora mas acho doce demais,
Muitos dos vendedores de água de coco também vendem biscoitos Globo
 que são feitos com polvilho. São biscoitos super leves com um leve sabor
a queijo e os cariocas adoram comê-los na praia.

Uma das coisas que adoro no Brasil, entre muitas outras, é a facilidade em petiscar alguma coisa em qualquer bar, lanchonete ou café. Existe um verdadeiro culto do salgadinho. E se em Portugal temos os croquetes, os rissóis, os folhados e as chamuças, no Brasil temos as empadas, os pastéis de carne, o kibe e as coxinhas de galinha. Posso dizer que durante o dia, por causa do calor, alimentava-me a sucos naturais e...empadas. No Boteco da Garrafa, que tem este nome por servir apenas cerveja em garrafa de várias origens (brasileira, argentina, uruguaia, alemã e belga), provei as empadas com o ar mais apetitoso que alguma vez vi. É certo que em Portugal também encontramos empadas de galinha com facilidade, mas no Brasil elas têm o dobro do tamanho e estão disponíveis numa quantidade invejável de sabores. As empadas do Boteco da Garrafa têm a particularidade de serem abertas, ou seja os recheios estão à vista. Podemos escolher empada de catupiry (um tipo de queijo), de palmito, de aipim, de camarão com catupiry, de carne seca.... Os "garçons" estão sempre a circular na sala de bandeja de mão o que é uma verdadeira tentação. Dá vontade de provar todas, mas fiquei pela de galinha com catupiry e não me arrependi nada da minha escolha.
Uma típica montra de salgados com kibe, coxinhas, empadas e pastéis.
Um bar de sumos. As minhas perdições são o suco de
goiaba, o de abacaxi e o de laranja com acerola.

O interior da Confeitaria Cavé (em cima) e a fachada exterior (em baixo).
Esta casa fica na Rua Sete de Setembro.


Vale a pena fazer um pequeno almoço ou um lanche na Casa Cavé, uma Confeitaria histórica criada por um francês em 1860.  Pode não ser tão bonita quanto a Confeitaria Colombo mas é mais antiga, bem mais tranquila, menos turística e mais barata. Lanchei aqui um chá gelado e uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate que era tão grande que deu para três pessoas...

Queijo assado, um dos dos meus petiscos brasileiros de
eleição, e espetadas de carne e de linguiça.
Milho verde assado.
E deixo o melhor para o fim: o Bar da Urca. Aqui o útil junta-se ao agradável. Esta casa especializada em empadas fica no bairro da Urca mesmo em frente à Baía da Guanabara com uma paisagem divinal. Estava no auge da sua fama quando a visitei. O bar é bem pequenino, não tem cadeiras nem mesas no interior, nem esplanada no exterior, mas os clientes improvisam uma sentando-se no muro que separa a calçada do mar e ficam ali sentados à conversa a comer empadas deliciosas e a beber cerveja gelada. A massa destas empadas desfaz-se na boca e os recheios, ainda mornos, são irresistíveis. Eu provei a empada de sirí (um tipo de caranguejo) e a empada de palmito. Mas da próxima vez que for ao Rio quero ir lá jantar, ora vejam imagens de alguns pratos aqui.




O muro onde me sentei a saborear um caldinho de marisco
que estava uma delícia!  Vale a pena provar.


O Bar da Urca tem ganho tanta fama e tem sido referido em tantas publicações e sites brasileiros e estrangeiros que os donos deste bar já compraram o andar de cima e criaram um restaurante com esta vista inspiradora que se pode ver nas fotos e que os olhos também podem comer. Não admira que esta"mureta" (termo que significa "muro") seja uma das mais concorridas do Rio de Janeiro.


2 comentários:

  1. E eu que nem tenho tanta curiosidade sobre o Brasil, fiquei cheia de vontade de ir ao Rio!!!
    Acho criminoso a forma como me deixas a babar por estes petiscos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não tinha até lá ir. Agora passo a vida a sonhar em voltar...

      Eliminar