Berna, uma capital com charme medieval.

Uma das muitas fontes da cidade de Berna
Barenplatz, uma praça pedonal. 

Berna foi fundada em 1195 por Bertoldo V, Duque Zahringen Hoje, é o centro
poliítico e educativo mais importante da Suiça e o seu centro histórico
foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.


Berna é a capital da Suiça e é nesta pequena cidade que se encontra a sede do Governo. O símbolo da cidade é um urso e uma das principais atracções de Berna é precisamente o Parque dos Ursos. Mas durante a minha visita, em vez de ir ver animais enjaulados, achei bem mais interessante dedicar as cinco horas que tinha para caminhar pelas ruas desta cidade medieval atravessada pelo rio Aare. É claro que não tive tempo para andar a ver museus, nem queria. E o tempo que tinha deu perfeitamente para almoçar, ver todas as ruas da parte histórica, ver as fachadas dos principais monumentos e ainda comprar chocolates numa das muitas casas que o vendem, porta sim porta sim. O centro histórico de Berna é pequeno, mais parece uma aldeia, e está cheio de ruas pedonais empedradas, belos edifícios, estátuas e fontes com figuras medonhas que parecem retiradas de um filme de terror, prontas para ganharem vida assim que viramos costas.




As ruas estão repletas de arcadas com lojas
A torre de Zytglogge abriga um relógio com
mais 600 anos que assinala cada hora desde
 Outubto de 1405. Em tempos, foi uma prisão.
Kultur Casino onde actua a Orquestra Sinfónica de Berna.
Arte urbana

Há que ter cuidado quando andamos na rua para não tropeçar numa das muitas lojas que existem em caves de prédios, sempre com alçapões decorados de forma atraente para convidar quem passa a entrar. Eu só os espreitava de fora porque já sabia que qualquer coisita que me me pudesse apetecer comprar faria co que tivesse de regressar a casa quase de imediato... E esta é uma das coisas chatas da Suiça, faz-nos sentir pobres, uns tesos de primeira.... Mas que as lojas são giras, são. 



Nesta altura do ano, Inverno, havia poucos turistas, mas ainda assim ouvia-se frequentemente quem falasse português e espanhol, dada a quantidade enorme de emigrantes que aqui vive, E desde que o ordenado compense, o que é altamente provável no país que consta ter a melhor qualidade de vida do mundo, até deve ser bem agradável viver em Berna, sobretudo porque tem muita gente nova, devido à cidade universitária, e no Verão o rio Aare, que contorna a cidade  com as as águas verdes e limpas, é muito apetecível para banhos.




Munster St. Vinzenze, uma Catedral de estilo gótico.
cuja construção começou em 1421 e terminou em 1895.
 Com 100m de altura, é a igreja mais alta da Suiça.

5 comentários:

  1. Espetáculo! Confesso, que desconhecia esta cidade, apesar de ter andando já a ver umas coisinhas sobre a Suiça. Mas é tão cara, quero dizer não é cara, mas como tu disseste: nós é que somos uns tesos! Obrigada pela partilha! Beijnhos.

    ResponderEliminar
  2. Linda cidade, as imagens e o texto são muito bons. Gostei do blogue, mas ainda estou me inteirando do funcionamento desta rede do Google, na verdade, ainda estou bastante perdida, quase não entro aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariângelli, obrigada pelo seu comentário. Vai ver que com o tempo se habitua a usar o Google+, é muito simples. Adorei o seu elogio .-) Vá passando para ler, estou sempre a colocar coisas novas.

      Eliminar
  3. É cara sim. para a média europeia. E claro, sernos tesos, não ajuda nada Marta. Obrigada pelo comentário :-)

    ResponderEliminar