Onde comer em Edimburgo?



A comida na Escócia não é tão cara quanto se possa julgar. Principalmente ao almoço, quando muitos restaurantes e pubs fazem menus de almoço a valores bastante acessíveis. Ao jantar, a coisa muda de figura. 
Os pubs têm uma variedade muito limitada: fish&chips, empadas de carne, bifes e pouco mais. Felizmente, é relativamente fácil encontrar restaurantes italianos e indianos. Mas também estes acabam por enjoar ao fim de alguns dias. De facto, quanto mais viajo,. mais concluo que nada se compara à comida portuguesa. E para confirmar se realmente os restaurantes da cadeia de restaurantes portugueses Nando's, que fazem sucesso no Reino Unido, faziam jus à nossa comidinha, fomos a um em plena Lothian Road, uma das principais ruas da zona Oeste de Edimburgo. A especialidade da casa é o "chicken piripiri" e foi isso mesmo que pedimos. O preço é razoável, mas este restaurante tem uma particularidade que para mim foi novidade. A única coisa que nos trazem á mesa são as bebidas.- tudo o resto, desde a louça e os talheres até à própria comida, somos nós que vamos buscar. Os restantes pratos do menu, nada têm de português: hambúrgueres, saladas e wraps. Mas o eterno galo de Barcelos, é uma presença constante na louça, toalhetes, guardanapos e até no capuccino.


Ao almoço, encontram-se menus muito acessíveis.
O "porridge" faz muito sucesso no Reino Unido, principalmente
ao pequeno-almoço. Provei e até gostei, embora tenha um aspecto
pouco ou nada apelativo. São papas de aveia  e gostei especialmente
daquelas que são adoçadas com mel e polvilhadas com canela.
Uma montra original que promove sandes de carne de porco...
Especializadas em sandwiches, as lojas Gregs vendem versões frias e quentes
de pão com os mais variados tipos de recheio, sopas, bolos, pastéis salgados, pizzas,
bebidas e alguns pratos de massas a preçosincrivelmente baratos.
Existem em todo o Reino Unido.
Os restaurantes Wagamama são sempre uma escolha segura. Servem comida de inspiração japonesa - noodles, udon, ramen, pratos de arroz, teryaki, etc - a bons preços. E até trazem para a mesa canetas de feltro e folhas com desenho para as crianças se entreterem a pintar Tal e qual os restaurantes Nood que existem em Lisboa. Se o Nood não é uma cópia chapada do Wagamama, é uma tremenda coincidência.
O Sunday Roast é um clássico no Reino Unido e é, provavelmente,
a melhor coisinha que a gastronomia britânica tem para oferecer.
A variedade da pastelaria escocesa não se compara à nossa que é bem melhor.
Mas aquilo que têm  é de qualidade, embora não passe muito
de pãezinhos doces, cheesecakes, croissants e alguns pastéis salgados
Sítios para comer "fish & chips" é quase porta sim porta sim.
E sempre muito barato, a cerca de  3 ou 4 euros. Passo...

Pude concluir que a comida não é, definitivamente, um bom motivo para nos fazer viajar para a Escócia. Consegue-se comer por preços razoáveis, sobretudo ao almoço. Mas as bebidas custam uma fortuna. Uma cerveja nunca menos de cinco ou seis libras. A fruta é uma raridade nos restaurantes. E a comida tende a ser demasiado calórica. Aliás, basta entrar num supermercado para ver que os produtos light contam-se pelos dedos.
Fudge Kitchen, uma loja numa das pontas da Royal Mile,  perto do castelo,
onde podemos ver funcionários a preparar fudge artesanalmente. Vende fudge
com aroma de  morango, limão,  chocolate, café, manga...



Resumindo, as melhores experiências gustativas que tive na Escócia foram os chás e as bolachas de aveia  ao deitar e  os pequenos almoços british ao acordar. Fartos, calóricos, pouco ou nada saudáveis. Mas que se lixe, Férias são férias. E o resto....é paisagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário