Viagem a Singapura e à Malásia

OK, já passaram três anos desde que fiz esta viagem, mas na altura não tinha blog e apetece-me contar como foi a experiência, até porque foi das viagens mais giras que fiz, embora até agora nada supere a minha ida ao Japão (um dia destes também conto como foi). Imaginem que têm um cheque viagem daqueles bem gordos na mão e que podem escolher qualquer lugar no mundo para visitar em duas semanas. E digo duas semanas porque foi o limite que impus a mim mesma para ficar longe das minhas crias. Adoro viajar mas sinto-me sempre algo incompleta quando não as levo comigo. Mas para o tipo de viagem que era, seria um desperdício, ainda não apreciam.
Ora em duas semanas, para serem bem aproveitadas, não convinha fazer viagens de mais de 15 horas de avião. Comecei por escolher o continente e fui parar à Ásia. Pensei no Vietname, mas duas semanas é pouco, seria uma correria louca. Depois pensei na Tailândia e na Malásia. E quando percebi que podia fazer a Malásia continental de carro, já que é um área relativamente pequena e um país seguro, nem hesitei. Tinha também a vantagem de poder usar dois aeroportos sem custos extra, começando a viagem em Singapura e regressando por Kuala Lumpur. Marquei a viagem com uns três meses de antecedência o que significa que tive várias semanas para andar entretida com os planos e a sorver informação. Dado o percurso que escolhi, o risco de apanhar malária era muito baixo pelo que nem fiz tratamento. Levei umas picas para febre tifóide e hepatite e mais nada.


A máquina fotográfica era nova e eu, maçarica, tirei
todas as fotos com data, sem dar por isso...
Esta foi tirada num mercado em Singapura

Foi este o trajecto da viagem: 3 noites em Singapura, 1 noite em Malaca, paragem nas caves Batu a caminho das plantações de chá de Cameron Highlands onde fiquei 1 noite, 1 noite em Kuala Besut, 1 noite nas ilhas Perhentian, paragem na ilha de Kapas a caminho de Kuala Terengganu onde fiquei 1 noite, 2 noites em Cherating para ir tomar banho de pirilampos (inequecível) e 2 noites em Kuala Lumpur.

Voei com a KLM e cheguei a Singapura por volta das 16h00 da tarde. Fiquei no Hotel Summerview que escolhi pela boa relação preço/qualidade (cerca de 80 euros por noite, o que para Singapura é bastante razoável) e pela localização, já que dava para ir a pé para quase todo o lado. Foi só pousar as malinhas no quarto e ala que se faz tarde, fomos logo fazer o reconhecimento da zona. Quase em frente ao hotel encontrei um mercado, um dos locais que mais gosto de visitar, especialmente em locais exóticos pelas coisas diferentes que podemos encontrar e provar. Ataquei logo umas mangas de uma variedade que não conhecia e na qual fiquei viciada ao longo de duas semanas. E claro, vi um monte de coisas que não consegui sequer identificar. 

Depois do mercado, deambulámos pelas ruas sem rumo certo, ao sabor do acaso. Fomos esbarrando com templos budistas e hinduístas e ficando pasmados com o colorido do décor quase infantil dos segundos. E é claro que acabámos por entrar nuns quantos templos, tentando decifrar os rituais a que iamos assistindo. Entretanto, começou a anoitecer e Singapura ganhou outro encanto. 





Sempre bem iluminados à noite, os templos não podiam ser mais chamativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário