Overdose no Congresso das Sopas em Tomar

Esta foi a XIX edição do Congresso das Sopas. Para o ano deve haver grande festa.


No fim de semana passado cumpri um desejo antigo. Há que séculos que andava a dizer de mim para mim que um dia tinha de ir ao Congresso das Sopas em Tomar. Mas sempre que ouvia falar do evento, já tinha decorrido. No ano passado fixei a altura do ano em que seria o próximo e apontei na agenda. É sempre em inícios de Maio. E foi desta que fui enfardar (desculpem, mas é mesmo termo certo...) sopas atrás de sopas, num autêntico festim líquido que nessa tarde me faria parar de meia em meia hora (quase) em casas de banho da região... Foi muita sopa para duas horas de Congresso (adoro o nome do festim). E mais seriam se tivesse chegado a horas mais decentes. Já passava das duas da tarde e alguns panelões já estavam vazios. Mas eram tantos os estaminés que ainda assim tinhamos muito por onde escolher. E eu, que sou uma sopeira de primeira (adoooooro sopa e é das coisas que melhor cozinho) tratei primeiro de fazer um tour de reconhecimento das barraquinhas todas para ser selectiva nas minhas escolhas. Brincas...



Não ia a Tomar há imenso tempo. Tinha uma ideia de algumas ruas, porque tenho excelente memória visual. Por isso, o Congresso foi um excelente pretexto para cirandar enquanto digeria umas oito ou nove variedades de sopa: sopa da pedra, sopa de couves doidas, sopa secreta, sopa de peixe (várias). Paguei 8 euros que me deram direito a um kit de congressista que fica para nós: taça, colher, copo e guardanapo. Depois, foi sorver daqui e de acolá entre cerca de 30 barraquinhas que representavam os restaurantes da região. A ideia é gira e quase todos nos ofereciam cartões com desconto. A água o pão, o vinho e o café também são grátis, tudo oferecido por marcas presentes no local, como a Vitalis e a Delta. Também oferecem pão e vinho. Ou seja, parece-me um preço justo, embora tivesse umas sugestões para melhorar a coisa: mais bancos corridos e música ao vivo. Mas aí, upa upa. o preço talvez fosse outro.








Achei esta ideia curiosa. Primeiro, reparamos nas enguias, tão quiduchas, dentro
do aquário. Depois, podemos... trincá-las na sopinha....




O cenário é agradável, o Congresso decorre  no mouchão (uma ilhota), em pleno centro de Tomar, numa zona verde por onde o rio serpenteia. Ou seja, se soubessemos (eramos 5)  comos nos iamos todos sentir depois do empanturranço, tinha levado uma mantinha para o esparramanço total no esplendor da relva. Isso é que era....

2 comentários:

  1. Fantástico o seu blog, realmente com um nome apelativo que a mim me chama muito, bichinho das viajens, eu também tenho um mas não com tantas viagens www.viajarzb007.blogspot.com muitas viagens

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada! Vou passar a seguir o seu também, fez muuto bem em enviar o link porque eu "devoro" informação sobre viagens.

    ResponderEliminar