Hotel Valentin Maya: Aqui está mesmo TUDO incluído.









O Hotel Valentin Maya, na Riviera Maia, como o nome indica, é, provavelmente, o hotel mais luxuoso onde já fiquei até hoje. E o vício das viagens já me fez conhecer uns quantos. Mas a verdade é que nunca tinha estado num resort tão grande, com tantos espaços diferentes, com uma praia privada tão grande, uma piscina gigantesca e um monte de serviços gratuitos. Outros tugas? Nem um para amostra. E crianças idem. Este é um hotel só para adultos, fortemente vocacionado para luas de mel. E acreditem que faz toda a diferença. Adoro crianças, mas confesso que soube bem estar de papo para o ar na piscina sem guinchos, nem gritarias e mergulhos-bomba, embora o facto de existir bar aberto 24 horas tenha contribuído para "infantilizar" alguns americanos e canadianos que, de vez em quando, se entusiasmavam a falar alto. "Oh my gosh" para aqui, "Oh Jesus!", para acolá. Tirando isso, foram dias e noites repletos de mordomias com todas as refeições incluídas, mini bar à descrição no quarto, room service 24 horas, pequeno-almoço na cama, espreguiçadeira na praia... Tudo isto em plena época baixa, ou seja, sem filas nem atropelos e com uns agradáveis 27 graus de temperatura exterior e a água do mar ainda mais quente. Uma verdadeira sopa. Mas nem tudo foi perfeito. Vamos aos defeitos deste hotel:
- Está demasiado longe da estrada principal. Sempre que quis sair (não gosto de estar muito tempo no mesmo lugar...), tive de pedir boleia até à entrada. Até aqui tudo bem, Mas ao regressar, demoravam tanto tempo para me irem buscar que acabei quase sempre por ir a pé.... Mais de um quilómetro à torreira do sol...
- Para hotel de luxo, a comida deixava a desejar... Neste aspecto, o Hotel Bahia Principe é bem melhor. O pequeno-almoço então nem se compara. Admite-se que um hotel de luxo não sirva sumos naturais ao pequeno-almoço? E que sirva batatas fritas congeladas?
- As caipirinhas eram tudo menos caipirinhas... Eram feitas com rum em vez de cachaça e com um sucedâneo de sumo de limão e uns cubos de gelo a boiar.... Imperdoável!
-  Ás 18h00 (já é de noite) os bares da piscina fecham e os restaurantes ainda não abriram. Era geralmente a esta hora que o meu estômago roncava de fome. Lá tinha eu de ir para o quarto e chamar o room service. O que vale é que o hotel estava quase às moscas e em meia hora lá aparecia um índio com um tabuleiro cheio de iguarias.
- Em todos os restaurantes onde comi no hotel (e são  vários, com comida japonesa, tailandesa, italiana, mexicana. etc) a música que se ouvia era sempre ....cubana! Hello? Isto é o México, certo?
- Fui pedir um adaptador de tomada emprestado porque o meu não funcionava e ... só os vendiam, emprestar, está quieto. Foi a primeira vez que me recusaram um adaptador num hotel. Já pedi no Japão, na Malásia, na Argentina e emprestaram-me SEMPRE.
-É obrigatório usar toilette ao jantar. O M. teve de ir comprar um pólo porque não levou nenhuma camisa e não usa pólos. Mas depois vi mais de um "Cámone" a jantar de t-shirt....

Coisas positivas:

- Adorei o quarto. Muito espaçoso e a cama e as almofadas eram estupidamente confortáveis.
-  A televisão tinha milhentos canais satélite (tudo em sinal aberto... tudo mesmo, até os canais de bolinha vermelha eram grátis...!)
- É tudo gratuito no hotel. O que está no quarto, o que se pede via room service e algumas actividades também.
- Uma vez por semana existe uma feira de artesanato dentro do hotel com algumas coisas diferentes do que vemos nas lojas. É claro que são muito mais caras, mas com alguma arte, bluff e sorrisos é ver os preços baixar de mansinho. Eu consegui baixar uns 40%.
- O pessoal que trabalha no hotel é todo simpático. É óbvio que têm todos instruções para nos cumprimentarem com um sorriso. Todos, sem excepção.
- A piscina é monumental! Disseram-me (mas não se pode acreditar em tudo o que nos dizem) que é a maior piscina de toda a Riviera Maia. Será? O que sei é que quando dizia ao M. :"Vou nadar daqui do meio até à ponta e volto já" demorava quase meia hora a ir e voltar. Um certo dia, houve um "cámone" que perdeu a aliança na piscina. Tanto quanto sei, não a encontrou.
- A praia é muito boa e sem rochas, ao contrário da praia do Bahia Principe. É bastante ampla, com areia branca e fofa e existem muitas cadeiras e sombras à disposição.
- O Hotel, como quase todos, tem um centro de protecção de tartarugas e como esta era a época da desova deu para ver algumas tartarugas baby que tinham nascido há poucos dias. Ainda fiz uma espera nocturna para ver se via alguma a desovar, mas não tive sorte... Mas depois vi umas 5 ou 6 (juro!) das grandonas, a meio metro de distância, enquanto nadava debaixo de água em Akumal. Lindo!





Sem comentários:

Enviar um comentário