El Caminito








Para quê ir ao Café Tortoni quando aqui o Tango é grátis?



Sósia do Maradona que vive das fotos que tira com os turistas.
Esta foi grátis, tirada à socapa 

 

Apesar de ser uma zona demasiado turística, El Caminito, no bairro de la Boca, no sul da cidade, junto ao primeiro porto criado em Buenos Aires, é uma zona animadísima cujas casas apresentam fachadas de lata de cores berrantes. Estas casas foram construídas por emigrantes italianos, sobretudo genoveses, que aqui chegaram entre 1880 e 1930, aproveitando restos de tinta para pintar as casas. É é esta a teoria que explica o verdadeiro arco-íris que se prolonga ao longo de 100 metros de rua. Sabe bem parar um pouco numa esplanada, conversar com os portenos (é assim que se designam os habitantes de Buenos Aires), beber alguma coisa fresca, assistir a um dos muitos shows de tango e de milongas em plena rua, ver alguns homens-estátua, um sósia do Maradona e meter conversa com o Homem-Mosca, uma personagem deveras caricata, já com alguma idade, que se veste de mosca e vende bonecadas de plástico. 

Apita o comboio, lá vai a apitar
A linha de caminhos de ferro que atravessa o bairro


Um dos vários pátios a que os locais chamam "conventillos"

Os vários pátios que aqui existem nas casas estão repletos de lojas de artesanato que vendem desde pinturas a quinquilharia variada e a tradicionais t-shirts. Mas ficam já saber que aqui é tudo bem mais caro do que resto da cidade. Para os fanáticos da bola, La Bombonera, o estádio do clube de futebol Boca Juniors, fica aqui bem pertinho.

Este bairro deve o seu nome ao facto de ser atravessado por uma linha de comboio. Convém visitá-lo apenas de dia, quando é policiado, já que a partir das 18h00 deixa de ser vigiado pelas autoridades e parece que os locais não são são lá muito amigáveis... Este é um dos bairros com a maior taxa de criminalidade da cidade. E é considerado o berço do Tango.
As casas do bairro na versão "descolorida"
Restaurante onde almocei no bairro de La Boca, um pouco mais
afastado do centro nevrálgico do bairro

 

Sem comentários:

Enviar um comentário