Quem disse que Bangkok é a Veneza do Leste?



 Chovia a potes quando fui fazer este passeio pelos canais de Bangkok (khlongs), mas foi melhor do que estar parada em parte incerta a aguardar que a chuva parasse. Não me lembro onde foi que apanhei o barco, mas lembro-me que há vários locais junto à zona antiga da cidade de onde partem barcos para fazer estes passeios. Depois de alguns minutos a baixar o preço de 900 baths para 500 bath (uma hora de passeio), lá entrei na embarcação. Vi muitas casas em palafitas e percebi como vive uma boa parte da população nesta cidade onde existem milhentos canais.

Os barcos andam devagar para não perturbar os habitantes


O que me impressionou mais por aperceber-me de como a água está imunda. Não chega a cheirar mal, mas deve andar lá perto porque há de tudo a boiar e em certos locais criam-se verdadeiras ilhas de lixo. Mas abstraindo-me disto, gostei de passar por várias pontes e templos e de ver como as pessoas arranjam as casas (conseguimos olhar para dentro de muitas delas), como quase todas penduram a roupa toda no exterior, como fazem do quintal a sua cozinha, como arranjam os altares no meio do quintal e, o melhor de tudo, adorei ver os lagartões king size que nadam nos canais. Alguns são enormes e nem quero imaginar como será ter um bichano destes a entrar pela casa dentro à procura de comida....
Para saber a história dos canais de Bangkok, recomendo esta página da BBC
A chuva não afugenta os vendedores
Algumas casas parece que vão desabar a qualquer momento
Reparem bem no tamanho do lagarto, quase dois metros de comprimento...

E agora gostava de saber por que motivo chamam a Bangkok a Veneza asiática... Parece que a origem desta designação remonta ao séc. XIX quando havia mais canais do que aqueles que existem hoje em dia e talvez nessa altura as casas estivessem em melhor estado e água do rio mais limpa, não sei. É que em termos de beleza, Veneza é insuperável, embora no Verão os canais cheirem frequentemente a esgoto e haja mosquitos por todo o lado. Mas não há sequer comparação. Ainda assim, acho que este passeio é interessante mas não se tiverem tempo para o fazer, não perdem grande coisa. Ainda fiz outro passeio pelos canais de Bangkok noutra quase nos limites da cidade, mas com o intuito de ir espreitar um mercado à beira de um cais e um mercado flutuante pouco turístico. E esse sim, valeu muito a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário