5 locais a visitar com vista panorâmica do Rio de Janeiro

Não, não vou escrever sobre os dois locais mais óbvios que todo o turista visita numa primeira viagem ao Rio de Janeiro - o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. É claro que vale a pena ir conhecer estas duas atracções com vistas deslumbrantes mas como esta foi a minha terceira ida ao Rio fiz questão de ir descobrir outro dos muitos locais onde podemos contemplar outras perspectivas da cidade. São menos conhecidos mas merecem uma  visita porque estas vistas panorâmicas onde selva e betão se combinam numa harmonia tão especial nunca cansam o olhar. 

1 - PARQUE DAS RUÍNAS






O Parque das Ruínas é um casarão dos anos 20 no topo do bairro de Santa Teresa onde, em tempos que já lá vão, se davam grandes festas para a elite carioca e não só. Dizem que vinham convidados de todo o mundo a estas festas. Hoje em dia funciona como Centro Cultural Municipal e tem também um bar. É um local com um ambiente único e acolhedor onde saber bem sentar por alguns momentos ao sabor de uma bebida fresca.

2 - VISTA CHINESA





Já tinha ouvido falar deste miradouro e até visto imagens em algumas novelas. Para aqui chegar convém vir de carro porque este local fica no meio da floresta da Tijuca. Para lá chegar quase esquecemos que estamos numa grande cidade porque atravessamos a floresta, passamos ao lado de cascatas onde se pode tomar banho e quase não vemos construções à beira da estrada. Depois damos de caras com esta vista absolutamente fabulosa da zona Sul da cidade. O nome deste local parece ter origem nos chineses que emigraram para o Rio a mando de D, João V para cultivar chá no Jardim Botânico.

3 - PEDRA BONITA



Ainda não foi desta que me atirei de párapente porque as condições atmosféricas não estavam boas e se eu já ia hesitante foi o que bastou para desistir da ideia. Estive mais de 40 minutos no local a ver a vista, a aguardar que as duas pessoas da foto saltassem (ainda lá estavam quando me vim embora) e a brincar com os macaquinhos residentes e sempre a escutar a conversa entre os instrutores e os técnicos que analisam a velocidade e direcção dos ventos. A coisa não estava fácil naquele dia.  a parte boa foi que poupei quase 100 euros, valor aproximado do salto. 

4- PEDRA DO ARPOADOR



Adorei este lugar por me sentir quase dentro de água e por permitir ter uma visão completa das praias do Arpoador, Ipanema e Leblon. O clima também ajudou, estava um sol radioso pelo que a vista foi acompanhada de uma água de coco bem gelada. Deu ainda para estar à conversa com o voluntário que se encarrega da jardinagem desta pedra, um senhor bastante humilde que merecia um prémio pelo seu empenho. Afinal, assistir aqui ao pôr do Sol é um dos programas gratuitos mais interessantes da cidade. Com direito a aplausos e tudo!


5- "MURETA" DA URCA



Almocei neste muro um caldo de peixe divinal, empadas de palmito e uma cerveja gelada uma hora antes de ir para o aeroporto. Não foi preciso nem mesas nem cadeiras, é tudo na base do improviso e o muro serve de apoio a toda a gente que aqui vem. Depois é deixar o olhar viajar pela baía da Guanabara enquanto desfrutamos da sensação de estar quase dentro de água. Esta foi a melhor despedida que eu poderia ter da Cidade Maravilhosa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário