O Mercado Jinya em Takayama.

Á entrada do mercado, estavam estes riquexós
puxados por mulheres.

O Mercado de Jinya é um dos dois mercados matinais de Takayama. O nome deve-se ao facto de estar em frente a um antigo edifício governamental conhecido por " Jinya". Sempre gostei da azáfama de feiras e mercados e do colorido das frutas e legumes. Adoro saber o que comem as pessoas em diferentes países e, se possível, provar algumas coisas. Estava em pulgas para ir ver estes dois mercados da cidade. Comecei por este, que é pequeno,  onde havia fruta, sobretudo maçãs, legumes, pickles (Takayama é famosa pelos pickles e pelo saké), ervas aromáticas e doces. As maças davam nas vistas pelo tamanho, pela cor reluzente e pelas inscrições em japonês marcadas na casca. O preço de um quilo andava entre os 20 e os 30 euros, quase dez vezes mais do que em Portugal!! Mas havia doses para degustações. Provei e eram absolutamente deliciosas. Doces, crocantes e sumarentas. Por 3 euros, dividi uma com o meu companheiro de viagem. Foi uma das melhores extravagâncias que fiz durante a estadia no Japão. 


As maçãs eram tão perfeitas que me fizeram
lembrar a história da Branca de Neve.


Crianças de uma escola que visitava o mercado
O sorriso mais lindo que vi em Takayama.
Doces com um aspecto duvidoso....São pastas gelatinosas com sabor
a castanha, a feijão, a sésamo, a chá verde, a soja..... Pois, não me convence.
Raminhos de temperos

Jinya é um edifício histórico junto à ponte Nakabashi. Começou por ser a residência da família Kanamori mas, mais tarde, foi utilizado como sucursal do Governo durante o período Edo, entre 1692 e 1868, empregando funcionários com cargos superiores, com a responsabilidade de fiscalizar aspectos financeiros da região. Hoje em dia, funciona como museu, permitindo aos visitantes ver as suas salas de trabalho, o tribunal, as cozinhas, as salas de banho e os armazéns.
Uma das entradas no edifício Jinya
Jinya é considerado um exemplo perfeito da arquitectura do Período Edo.
Uma fonte junto ao edifício
A Ponte Nakabashi, um ex libris da cidade,
que atravesa as margens do rio Miyagawa.

A água do rio é tão cristalina que dá para ver e bem
todos as carpas que por lá andam.


Adorei esta cabine telefónica de estilo "Edo".

E depois de ver este pequeno mercado e os seus arredores, fomos ver o centro histórico de Takayama, onde decorriam vários eventos no âmbito do Festival de Outono, já a pensar na possibilidade de almoçar no outro mercado da cidade, bem maior que o mercado Jinya, onde existem dezenas e dezenas de quiosques de comida paralelos ao rio, muitos deles com propostas estranhas que nunca tinha visto antes. Ou seja, a coisa prometia ser animada.

Sem comentários:

Enviar um comentário