Monumentos de Verona

A Arena na Piazza Bra que é muito semelhante a outra que já vi em Pula,
na Croácia. Julga-se até que terá sido desenhada pelo mesmo arquitecto.

Tal como acontece junto ao Coliseu de Roma, existem
vários gladiadores que cobram para serem fotografados

Esplanadas com vista para Arena

O Anfiteatro Romano, mais conhecido por Arena, é sem dúvida o ex libris da cidade. Data do século I e na altura em que foi construído ficava fora das muralhas da cidade. Mas os espectáculos de gladiadores e jogos que aqui tinham lugar davam tanto que falar que vinham pessoas de muito longe só para os poderem presenciar. A Arena podia acolher até 30 mil pessoas a gritar "mata" e "esfola"... Hoje em dia, os shows que aqui têm lugar são bem mais pacíficos e sem pinga de sangue. Entre Junho e Agosto é celebrado um festival lírico que coloca em cena quatro espectáculos de ópera. 



Construído na segunda metade do séc. I a.C, o Teatro Romano fica num ponto alto da cidade de onde se tem uma vista magnífica do rio Ádige que, como o nome indica, nasce na região de Trentino-Alto Ádige. O que sobrou deste teatro foi recuperado mediante escavações que decorreram no séc. XIX e terminaram recentemente.



O túmulo dos Scaligeri é outra das atracções turísticas de Verona, um monumento funerário onde estão sepultados vários membros desta família que governou a cidade entre os séculos XIII e XIV. Em forma de templo, estes túmulos foram edificados entre o Palácio e a igreja da família, a Chiesa Santa Maria Antica. São considerados um dos mais belos exemplos de arte gótica.



Em cima, a Torre Lamberti junto à Piazza delle Erbe, uma praça imperdível e com uma energia incrível. Foi sem dúvida o meu "spot" preferido na cidade. A praça fica por cima do local onde em tempos existiu um Fórum Romano e está repleta de edifícios com frescos, adornados com esculturas e torres. O burburinho de gente é constante até porque nesta praça existe uma feira, todas as manhãs, onde se vendem produtos locais. Vale a pena passar algum tempo a observar quem passa, a ver as esculturas da Colonna del Mercato, da Berlina e da Fontanna di Madonna Verona.

O mercado matinal com bancas de frutas, legumes, flores, mel, pasta e temperos



Colonna del Mercato (1401)
Fontanna  di Madonna Verona (séc. I d.C)


Reparem no pormenor do osso de baleia pendurado no arco da foto em cima, conhecido por "Arco della Costa". Trata-se do osso de uma costela de baleia e atravessando este arco vamos dar a outra praça que merece uma visita. a Piazza dei Signori, onde fica o Palazzo Comunale (séc. XII)  e a Torre dei Lamberti (séc. XII). A Torre foi construída para ajudar a vigiar a cidade, facilitando a detecção de incêndios e a aproximação de inimigos, como os Venezianos. Mas ainda assim, a cidade foi dominada por estes últimos entre 1404 e 1796. 
A torre Lamberti tem 84 metros de altura e é possível
subir lá acima, a pé ou de elevador e apreciar a vista da cidade,
Palazzo del Comune
Palazzo Maffei na Piazza dei Signori

Ao fundo, o que resta da Ponte Pietra, uma ponte romana que foi parcialmente
 destruída durante a II Guerra Mundial e mais tarde reconstruída.

Terminei o meu passeio em Verona com a visita ao Castelvechio, um castelo construído entre 1354 e 1357 a mando do Cangrande II da família Scala. Ou seja, da familia que em tempos governou Verona e que mandou construir os túmulos góticos que já referi noutro post. Tomara muita família real ter um castelão deste tamanho. Mas não sei se a família teria muitos amigos já que este castelo era uma habitação totalmente fortificada. Ou seja, uma casa-fortaleza. Hoje em dia, parte do castelo funciona como Museu, expondo arte sacra, esculturas em bronze, armas e armaduras e vários achados arqueológicos.







Resumindo, vale a pena dedicar um dia inteiro de visita a Verona, se não mais. Mas um dia chega para ver o centro histórico. Se der tempo, vale a pena ver a cidade à noite para ver todos os monumentos iluminados. E depois é seguir para outras paragens porque o que não falta são outros pontos de interesse a uma curta distância de carro. Almocei maravilhosamente bem e meti-me ao caminho para as minhas últimas paragens antes de regressar a casa: Trento e Bolzano.

Sem comentários:

Enviar um comentário