17 de Março - St. Patrick's Day Parade

Quando percebi que me convinha marcar a viagem a Nova Iorque entre Fevereiro e Março, fui ao "meu" site-maravilha -  http://www.whatsonwhen.com/ - ver o que se ia passar na cidade nesta altura do ano. Fiquei a saber que ia haver este mega-desfile anual do St. Patrick's Day e logo na sua 250ª edição, ena! Este é o maior desfile de Nova Iorque, feito em homenagem ao Santo Padroeiro dos irlandeses. Deu para ver, e bem, que há imensas famílias irlandesas a viver em Nova Iorque. São descendentes do enorme fluxo de emigrantes que para aqui veio entre o final do séc. XVIII e a primeira metade do séc. XIX. Ou seja, a coisa prometia ser animada. E foi mesmo.


Da rua 51 à rua 55, com a 5ª Avenida, o trânsito foi cortado logo bem cedo de manhã. E nunca, mas nunca tinha visto tantos homens de saia juntos de uma só vez! Os pubs irlandeses ( e existem "imensos por todo o lado!) estavam apinhados de gente logo pela manhã a "emborcar" cervejas atrás de cervejas.  Nas ruas, andava uma multidão com pessoas de todas as raças e idades, "decoradas" com berloques, vestimentas, chapéus, óculos, balões, e tudo mais que se possa inventar dentro do tema e, claro, de cor verde. A festa não passa de um desfile monumental com irlandeses vestidos com trajes típicos, halguns deles a tocar gata de foles, e marjoretes a rodopiar bandeiras. Para mim, bastou ver meia horita desta animação para ficar com uma amostra e depois seguir para outro lado que, esse sim, queria conhecer com calma e espaço para andar. Porque nestas ruas, caminhava-se a passo de caracol.






Sem comentários:

Enviar um comentário